Precauções ao instalar aplicativos no celular

22/04/2016

A internet é um mundo que fascina e capta de forma atrativa a atenção de quem está procurando conteúdo online. Ao abrir uma janela em um navegador são incontáveis os pop-ups que saltam na tela e atrapalham a visão do que realmente é interessante.

Mas quem pensa que a ameaça vem somente dos anúncios virtuais, se engana. O perigo também está nos hábitos de utilização da internet. As licenças e permissões requisitadas quando instalamos aplicativos podem conter surpresas inesperadas.

Muitos utilizadores não pensam duas vezes em clicar “aceito” ao instalar aplicativos em dispositivos móveis e expor a sua privacidade, sem qualquer tipo de segurança.

Ler o contrato de licença e as mensagens durante a instalação são uma das precauções mais simples e eficazes. Alguns apps podem afetar a privacidade da pessoa, danificar outras aplicações do aparelho ou até mesmo instalar novas ferramentas.

É o que explica o desenvolver de aplicativos da Tekann, Alison Mann: ao instalar um App normalmente é solicitado a permissão de vários recursos do dispositivo como: Históricos do dispositivo e Apps, configuração de dados da rede de celular, localização, telefone, Fotos/mídias/arquivos,câmera, microfone, informações de conexão WI-FI/Bluetooth e ID do dispositivo / informações de chamada. Nesse sentido é importante avaliar se o aplicativo a ser instalado necessita do recurso solicitado. Caso tenha alguma insegurança é aconselhado não instalar o aplicativo e procurar mais informações sobre desenvolvedor e opiniões na Internet / fóruns.

Precauções ao instalar aplicativos no celular
Voltar para a página inicial