App simplifica a gestão de coleta de resíduos

22/06/2016

Software é capaz de gerenciar rotas, captar evidências das

coletas e emitir relatórios de desempenho


A tecnologia facilita a vida das pessoas e também otimiza a rotina dos negócios. É o caso do meuResíduo, uma solução corporativa conectada por dispositivos móveis desenvolvida com o objetivo de trazer rastreabilidade, evidências e relatórios à empresas que gerenciam resíduos internamente ou prestam serviço de coleta, logística e gestão de resíduo.

A plataforma tecnológica já é utilizada pela Ecolog- Serviços Ambientais, em Santa Cruz do Sul/RS, desde outubro de 2015. Para o Diretor da Empresa, Diego Dutra Leite, o meuResíduo é capaz de tornar ainda mais criteriosa a rotina de coletas. "Aliar tecnologia ao nosso processo, com automação, mapeamento de rotas, rastreabilidade, nos garante mais segurança ambiental e transparência legal necessária", explica.

Garantir eficiência é uma das principais funcionalidades do aplicativo. "A visibilidade operacional e administrativa é completa, com o acesso das informações por um portal na web (nuvem) com uma base de dados segura", destaca Alison Mann, mentor do meuResíduo e Diretor de Tecnologia da Tekann Mobile Solutions.

Desde a implantação do app, a Ecolog diminui em 100% a margem de erro nas coletas, com a ajuda das evidências, uma das funcionalidades da ferramenta mobile. Para Leite, a transparência do processo é um dos principais benefícios do meuResíduo: "A captura de evidências com fotos, dados da classe e volume do resíduo, além da equipe de coleta, possibilita que tudo o que for coletado seja auditado, diariamente, por um profissional dentro da empresa, garantindo total eficiência do serviço prestado aos clientes".

Incorporar ferramentas que facilitem o trabalho nas empresas é sinônimo de crescimento, agilidade e retorno econômico, garante Fábio Tusset, mentor do meuResíduo e Diretor de Negócios da Tekann Mobile Solutions: "A plataforma dá visibilidade e rastreabilidade para clientes e fornecedores, eliminando controles manuais (papel), garantindo à qualidade e agilidade da informação da coleta".

A transparência dos processos vai além da relação entre empresa e clientes. O meuResíduo também gera relatórios dos volumes descartados por resíduo ou tipo de resíduos por período, exigidos por órgãos fiscalizadores do gerenciamento, coleta e destinação de resíduos, como a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

É impossível negar o avanço na qualidade do processo de coleta de resíduos com o uso da tecnologia móvel. A expectativa de negócios da Ecolog, que atua há 12 anos no ramo, é atender o Brasil inteiro com a ajuda da automação e das características mobile de desempenho do meuResíduo. Novos contratos de prestação de serviços em 14 estados já estão em andamento. Hoje a Empresa realiza a coleta de resíduos gerados pela indústria, saúde, serviços, comércio e residências, para cerca de 3 mil clientes, em mais de 400 cidades do Rio Grande do Sul.

O meuResíduo é uma solução corporativa com BackOffice hospedado na nuvem (Azure/Microsoft) e seu aplicativo pode ser usado em qualquer sistema operacional, inclusive off-line quando necessário. A tecnologia foi lançada em abril deste ano, durante a Feira de negócios e tecnologia em resíduos, águas e efluentes (FIEMA), em Bento Gonçalves.

Saiba mais em meuresiduo.com.

App simplifica a gestão de coleta de resíduos
Voltar para a página inicial