Como o uso da tecnologia influencia o setor de Recursos Humanos

17/07/2017

A tecnologia trouxe muitos diferenciais para a rotina do setor de Recursos Humanos das corporações. Várias softwares específicos para a área vem sendo cada vez mais a melhor opção para acompanhar as transformações que a internet possibilita.
Os recursos tecnológicos tonaram-se ferramentas essenciais na gestão de RH devido à necessidade de otimização das atividades e otimização dos processos internos das empresas.

Atuação estratégica de negócios

As novas tecnologias e soluções em softwares de gestão permitiram que o setor de RH se transformasse em um campo estratégico de negócios, interligado com qualquer outro setor das organizações. Hoje, o papel do RH vai muito além de administrar questões relacionadas à férias, admissões e demissões, mas também é uma metodologia de apoio alinhada aos objetivos gerais de cada empresa. Como gestão de carreira, relacionamento interpessoal dos colaboradores e como o desempenho dos funcionários está ligado ao sucesso da empresa.

Como a burocracia sempre foi uma grande vilã do RH, a dificuldade em gerenciar questões relacionadas aos colaboradores e ao seu desenvolvimento fazia com que o setor fosse pouco dinâmico em relação as informações. Com tarefas automatizadas, os profissionais do setor podem focar em questões muito mais complexas, amplas e relevantes, deixando a burocracia para os processos de automação feitos de maneira digital a partir dos softwares.

Os softwares de gestão analítica permitem que dados relevantes sejam coletados e compartilhados entre os departamentos com facilidade e consistência. Através deles, todos podem ter acesso ao mesmo material em tempo real.

Mudanças nos processos de trabalho: O RH voltado para os resultados

Os processos mecânicos e padronizados se tornaram mais simplificados em função da tecnologia. Desta forma, os profissionais da área podem colocar em prática a experiência profissional e pro-atividade. Com a tecnologia ficou mais fácil mapear os níveis de conhecimento dos colaboradores e quais são as áreas que exigem mais atenção ou qualificação. A partir disso, o setor de RH consegue orientar com mais facilidade a qualificação ao levar em consideração interesses, habilidades e aptidões,formando profissionais ainda mais capacitados.

Segundo o estudo realizado pela ADP Institute, a tecnologia permitirá mais independência para os funcionários gerenciarem sua produtividade e desempenho, enquanto também recebem feedback e reconhecimento em tempo real. Isso eliminará barreiras a colaboração e ajudará a redefinir o relacionamento entre funcionários e seus gerentes.

O uso da tecnologia na gestão de pessoas é um requisito indispensável para organizações que buscam competir em uma economia globalizada. Os departamentos de RH estão descobrindo que a tecnologia é a aliada ideal para otimizar a gestão e os custos de serviço.

A grande influência das novas tecnologias e soluções em softwares na área de Recursos Humanos é que a gestão de pessoas passou a ficar muito mais efetiva. Se antes ele era altamente burocrático, hoje tem se tornado cada vez mais estratégico, aliando suas operações de trabalho aos objetivos do negócio para resultados muito mais expressivos.

Incentivar a parceria entre pessoas proativas e ferramentas tecnológicas é fazer com que os processos automatizados sejam capazes de aprimorar a produtividade das empresas.

Como o uso da tecnologia influencia o setor de Recursos Humanos
Voltar para a página inicial