Como deve ser o design de um app

17/11/2016

Segundo levantamento da Internet Media Services, 99% dos smartphones no país possuem algum app instalado. Reforçando esse número, a pesquisa também mostrou que cada celular brasileiro possui, em média, 16 aplicativos.

Sendo assim, um bom aplicativo precisa ter um visual bastante atrativo e uma excelente interação para o usuário pois eles precisam de um programa que seja instintivo para ser capaz de se usar de maneira involuntária.

Por serem um sucesso, os aplicativos se transformaram em uma grande oportunidade para quem quer empreender. Um bom design precisa transformar o app em uma experiência para que o usuário reconheça do que se trata a funcionalidade do mesmo.

Com harmonia e equilíbrio nos elementos, a eficiência do seu aplicativo pode proporcionar usabilidade funcional. O usuário lida com o programa de maneira espontânea e as funcionalidades são entendidas facilmente.

A parte visual de um aplicativo é o que capta a atenção do usuário, por isso é preciso reforçar a preocupação em criar um design que apresente o app de forma clara. Ao seguir um padrão nas imagens, provavelmente você terá um bom menu principal que comunica ordem e beleza na apresentação das informações, trazendo a vantagem de uma leitura e olhar agradável para o seu usuário.

Algumas vantagens de despender tempo pensando no visual:

• Credibilidade e confiança

• Estética agradável

• Clareza na visualização

• Facilidade para navegação



Repleto de detalhes, o design de um bom app é uma mistura de pontos que precisam ser muito bem pensados antes de serem colocados em prática.

1 Navegação

A navegação de um aplicativo é extremamente importante e deve ser o primeiro foco. Usuários estão se acostumando com aplicativos móveis e estão cada vez mais exigentes em relação a uma navegação de aplicativo agradável e claramente concebida. O menu deve, portanto, ser um dos elementos mais refinados e bem desenhados. O design nunca deve ocultar o seu conteúdo, apenas contemplá-lo de forma harmônica. O design deve guiar seu usuário através do aplicativo. Um bom design de aplicativo resulta em uma experiência agradável e que entrega os propósitos do app claramente para o usuário.

2 Importância das cores e elementos

O design de um aplicativo precisa de grande contraste para uma boa visibilidade, mas o contraste não deve se exceder, ele precisa estar presente de forma mais amigável possível. É importante evitar contrastes bregas e investir no sofisticado. Dar atenção no momento de separar a cor mais chamativa do seu projeto para um botão que for mais importante - como o de cadastro ou de envio de mensagem – é de suma importância. Dessa forma, o usuário não terá dúvidas sobre qual é a ação principal a ser executada naquela aba.

É extremamente importante manter um padrão visual em todo o aplicativo. Botões, barras, caixas de textos, espaço para imagens, tipografia e cores, tudo deve seguir a mesma linha de pensamento. É desta maneira que o usuário irá se acostumar com o ambiente que se criou para o programa e vai se lembre do aplicativo pela sua harmonia visual.


O design de um aplicativo não se refere somente ao seu estilo, mas sim um conjunto de identidade visual, arquitetura da informação, usabilidade, padrões de navegação, transição de telas e outros elementos que tornam a experiência do usuário mais agradável e fácil de usar.

Como deve ser o design de um app
Voltar para a página inicial