5 mitos sobre tecnologia: DESMISTIFICADOS

15/02/2017

Informações incompletas, sem fundamento teórico e baseadas em impressões dos usuários acabam gerando muitas dúvidas e uma série de mitos. Conforme o tempo passa, esses mitos são espalhados e acabam fixados no inconsciente coletivo, parecendo verdadeiros mesmo sem nenhum estudo que comprove sua veracidade.
Listamos 5 mitos comuns e que, depois de desmistificados, podem simplificar algumas situações em sua rotina tecnológica.

1. Bateria do celular só deve ser recarregada quando estiver no fim
Na verdade, pode ser melhor ainda carregar o dispositivo antes de a bateria ser drenada totalmente. A lenda de que é prejudicial recarregar o smartphone antes de acabar totalmente a carga da bateria está relacionada com os celulares antigos. As baterias atuais são feitas de lítio-íon e não sofrem do efeito memória. Não há benefício em deixá-las descarregarem completamente.
De qualquer jeito, elas se desgastam e passam a descarregar mais rápido depois de algum tempo de uso. Mas não sofrem com efeito memória e nem ficam viciadas. Em geral, os fabricantes recomendam a recarga quando o nível de energia cai abaixo dos 20%.

2. Esvaziar a lixeira apaga permanentemente os dados do seu pc
Na realidade, os documentos não são apagados. Eles só deixam de ser visíveis para o sistema operacional. Quando o usuário apaga um arquivo, o sistema operacional marca o espaço que era ocupado por ele como livre. Mas os bits com as informações continuam lá. Existem programas que varrem a unidade de disco e recuperam arquivos que haviam sido apagados nela. Também existem programas que apagam um arquivo de uma vez por todas. O que eles fazem é justamente identificar onde está o arquivo, apagá-lo e sobrescrever tal espaço, impedindo que o item seja recuperado posteriormente.

3. Janelas privadas no browser deixam o usuário em anônimo
Navegar em modo anônimo significa somente que o navegador não vai guardar o histórico de navegação, importar os favoritos ou entrar automaticamente nas contas do usuário. Porém, isso não vai manter sua identidade oculta em sites que você visita ou em seu provedor.

4. Não há problemas usar o notebook sempre ligado na tomada
Usar o notebook com bateria e conectado à tomada pode reduzir a vida útil da bateria. Isso acontece porque o computador emite calor enquanto funciona, assim como o processo de carregamento da bateria. Desta maneira, ela fica exposta ao calor de maneira desnecessária. Com o tempo, isso acelera o desgaste natural da bateria. Então, o ideal é não usar o computador sempre conectado à tomada quando ele estiver com a bateria.

5. Mais sinal é garantia de internet com mais qualidade
Uma barra cheia significa um sinal forte, não necessariamente um sinal de qualidade. As barras de sinal não garantem obrigatoriamente uma boa recepção, elas apenas indicam que o usuário está perto de uma torre de celular. É bem provável que com o sinal cheio a conexão funcione sem interferências, mas a velocidade não aumenta ou diminui por se estar perto ou longe de uma torre.

Nem tudo que a gente lê ou ouve é verdadeiro, não é mesmo?! Quais mitos ainda ficaram fora da nossa lista? Comente aqui!


5 mitos sobre tecnologia: DESMISTIFICADOS
Voltar para a página inicial