A importância do uso de dashboards na tomada de decisões estratégicas

06/06/2017

As decisões tomadas pelos gestores podem mudar definitivamente o rumo da empresa. Se forem erradas , podem significar o fracasso do negócio, principalmente, quando consideramos o delicado momento político e financeiro em que vivemos no país.

Para cumprir a tarefa de gerir com êxito, os gestores precisam estar munidos das melhores ferramentas ao seu alcance, visando basear as suas escolhas em dados confiáveis e oriundos de uma análise criteriosa.

Dashboard, uma ferramenta de precisão


Um excelente aliado dos gestores e equipes que executam os processos, o dashboard apresenta um resumo do acompanhamento da produtividade dos colaboradores, por meio de painéis que, com um conjunto adequado de gráficos, oferecem a informação completa do processo que está sendo gerenciado.


Os dashboards podem, inclusive, ser visualizados por toda a equipe para um melhor monitoramento dos processos, conceito conhecido como gestão à vista. Com eles, as informações podem ser assimiladas pelos envolvidos na execução dos processos, de forma mais rápida e objetiva.


Esses painéis de controle, apresentam as informações de uma forma gráfica e fácil entendimento. Assim, para obter resultados e tomar excelentes decisões, os gestores precisam trabalhar seu olhar analítico, já que as informações seguras estão ali dispostas a eles e segmentadas por filtros de atividades, datas, entre outros.

Utilizando os dashboard como estratégia na tomada de decisões


1. Opere a ferramenta de maneira assertiva


O painel de controle pode reunir inúmeros processos do seu ambiente de trabalho. É importante tomar cuidado com o excesso de dados e filtrar apenas o que será usado a favor da empresa. Por isso, é de suma importância selecionar previamente as informações que são consideradas estratégicas para serem acompanhadas em tempo real.

Uma boa gestão reduz as tarefas urgentes ao máximo, priorizando sempre as mais importantes. E com o dashboard é possível não só administrar melhor o tempo, mas também priorizar tudo o que é relevante para os projetos da organização.


2. Esteja sempre com os dados atualizados


Utilize um dashboard no qual as atualizações sejam feitas em tempo real, para não tomar decisões hoje com dados de ontem. É preciso sempre ter acesso aos recursos e informações mesmo que não seja dentro da empresa, é importante que o seu dashboard seja acessível por meio de qualquer dispositivo ligado à rede, seja um notebook, tablet ou smartphone.


3. Avalie o seu negócio


Um grande benefício do uso do dashboard é o fato de que o gestor pode fazer uma avaliação de todo o histórico de resultados da empresa, encontrando pontos positivos e negativos. Além disso, é fundamental para melhorarmos a análise de dados e o planejamento estratégico do negócio.

O investimento em ferramentas de gestão é o que vai aprimorar a posição das empresas no mercado. O dashboard é uma importante ferramenta que deve estar sempre alinhada a outras boas práticas de gestão, já que nenhum painel de controle consegue resolver sozinho todos os problemas da empresa, ele apenas pode ser um grande aliado. Com a visão ampliada do negócio que os dashboards oferecem fica mais fácil tomar decisões e otimizar processos, bem como aumentar a produtividade da organização.

A importância do uso de dashboards na tomada de decisões estratégicas
Voltar para a página inicial